ARMAÇÃO – uma praia devastada

Mais uma ressaca, mais destruição.

Situação na Praia de Armação – Sul da Ilha na ultima semana,
segundo fotos enviadas por Sergio Aspar sergioaspar@hotmail.com

Tags: , , , , ,

14 comentários para “ARMAÇÃO – uma praia devastada”

  1. ceticoaceticoNo Gravatar disse:

    A situação da Armação é simples. Caminhem até a estrada indo para o Pântano do sul e vejam a favelização do lugar e o desague de esgoto in natura no rio. Dá para ver da estrada.

    Existem vários pontos em outros lugares e muitas residências necessitam de manutenção em seus sistemas.

    Vejo que a situação é séria na medida em que os reais problemas não serão nem estão sendo enfrentados.

    Duvido que as pessoas que sabem que estão poluindo o rio se dignem a gastar dinheiro para tratar do seus dejetos. Interessante, onde estão?

    A pessoa prefere financiar a porcaria de um carro do que investir em casa…. é verdade ou não é.

    Cada um só pensa em si neste mundo, lembremos que muitas pessoas que estavam perdendo suas casas ouviram: “bem feito”

    Poucos lembram que muitas dessas pessoas são nativas ou compraram o imóvel e desconheciam completamente a dinâmica do lugar.

    Duvido que retirem o molhe.

    Fica aqui o meu luto por este pitoresco lugar pois à princípio, dentro de 20 anos os problemas vão estourar como ocorre no norte.

    Nada será mudado, aqui será igual ao norte da ilha no futuro. Culpa do olho de balde de uns MUITOS.

    abç

  2. MaritoNo Gravatar disse:

    João, a água continua a mesma quantidade no planeta…nunca aumenta nem diminui…a água ta presa no planeta, não entra nem sai, sempre a mesma quantidade.

    Quanto aos aterros, não tem nenhuma influência no acontecido, pois o aterro usado é tirado do próprio fundo do mar por dragas…ficando um buraco que é preenchido pela própria água do mar, logo, há uma compensação, no lugar da areia fica á água.

    No caso do campeche, as casas que caíram estavam em cima de dunas, construídas ilegalmente sem autorização da prefeitura e órgão auxiliares(como a maioria).

    O campeche é um bairro sedimentar, fora as montanhas que são de pedras, o campeche é uma duna enorme, formada pelos ventos(um aterro natural), por isso o campeche é quase todo reto, plano.

    No caso da Armação, o rio desaguava para as 2 praias….para o matadeiro e para a Armação….mas com a construção do molhe somente o matadeiro ficou com o rio…ficando com toda areia que o rio transporta.

    Com a barreira dos Molhes impedindo o rio de correr pro lado da Armação, com o tempo foi faltando areia na praia da armação e a praia avançou um pouco na parte sul. A mudança da Armação foi gradativa, pouco a pouco, ano a ano.

    Vocês pode notar que do meio da Armação para o lado do Morro das Pedras tem mais areia do que nunca, enquanto que da metade da praia para o lado do matadeiro o mar avançou pegando areia das dunas, lugar que estavam algumas casas.

    Enquanto o molhe não for removido a praia continuará sentindo a falta de areia que o rio contantemente colocava na Armação, e a praia vai continuar tensionada naquele ponto, agora batendo nas pedras que estão sendo colocadas, pedras essa que provavelmente irão virar um Calçadão a beira mar

    Calçadão = Turismo = $$$ = Educação = Preservação do meio ambiente.

    Podemos trocar o nome da praia da Armação para: Nova Armação, uma espécie de jurere internacional ou uma Copacabaninha.

    Viva o futuro! porque os mais antigos não cuidavam do planeta, é só olhar como eles deixaram o planeta para nós.

    Vamos cuidar dele!

    Abraços a todos.

  3. joaoNo Gravatar disse:

    Ola a todos, mas gostaria de saber se as casas que cairam no Campeche foi culpa do molhe. Nos moramos nunha ilha, aterrando varias partes:beira mar sul,norte,continente e Sao Jose onde vai essa agua.

  4. FelipeNo Gravatar disse:

    O rio Sangradouro foi desviado de seu curso natural, então não esta mais depositando areia na praia da Armação.

    Com este advento, o avanço do mar esta destruindo casas a beira mar, avançando gradualmente por consequencia da falta de areia que o rio desviado colocava em seu fundo.

    O calado(fundo) do mar da praia da Armação está muito mais fundo, então o mar quer equilibrar seu fundo, resgatando areia das dunas, lugar onde estão as casas.

    OBSERVEM A NATUREZA, É FÁCIL PREVER O FUTURO – PRESERVEM

  5. GuilhermeNo Gravatar disse:

    Notem também em imagens pelo google earth que há uma quantidade em areia se acumulando logo após a ponte antes do Matadeiro. Ali o rio sofre grande retenção se modificando de gordo e dinâmico pra um raso e fino fluxo de água Mesmo alguns peixes e siris podem ser vistos ali. Acredito que a retirada dos moles represente uma solução urgente para a sobrevivência do rio e consequentemente da Lagoa mas que as casas em área de restinga que ali estão ora ou outra serão afetadas por estarem em área destinada ao barramento do mar.

  6. PauloNo Gravatar disse:

    com aquele maldito mole colocado ilegalmente na foz do rio sangraduro o rio sangradouro ja transbordou 3 vezes nos últimos 2 anos….

    O matadeiro esta entupido de tanta areia e a Armação esta com falta de areia.

    O curso do rio sangradouro precisa ser reestabelecido, para acontecer o assoreamento natural da praia da Armação.

    É o rio que coloca a areia na praia da Armação, se os moles não forem retirados o mais rápido possível o mar não irá parar de avançar.

    REMOÇÃO DOS MOLES É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA O AVANÇO DO MAR NA REGIÃO.

    2 PROBLEMAS POR CAUSA DOS MOLES

    1 – Avanço do mar pela falta de areia que o rio colocava;

    2 – Rio tranborda com facilidade pois a única saída(matadeiro) está entupida por excesso de assoreamento(areia)

  7. AlvaroNo Gravatar disse:

    Acredito que neste momento retirar o mole sem fazer o prévio “engordamento” da praia pode ser perigoso devido ao alcance atual do mar e como consequência mais água do que o natural pode inundar o rio Sangradouro, causando desabamento das suas margens (principalmente com este mar furioso!).
    A areia tem que ser devolvida já, e as pedras retiradas imediatamente após. O resto, deixa a natureza resolver.

  8. JulioNo Gravatar disse:

    E vão tirar as pedras quando??

    não estou vendo nenhuma atitude para reestabelecer o fluxo do rio sangradouro.

    RETIRAR OS MOLHES JÁ!!!!!!!

    SENÃO O MAR NAO VAI PARAR DE AVANÇAR…

  9. AlvaroNo Gravatar disse:

    Olá a todos,

    Parece haver consenso à respeito da culpabilidade do mole, mas nada é feito para retirá-lo!
    Aparentemente, foi colocado ali a pedido dos pescadores para fazer da praia imediata à ilha das Campanhas uma baia calma para as embarcações de pesca e tbém para outorgar à Praia da Armação a ‘balneabilidade’ que o leitor EderSilver menciona, ao bloquear a saída do rio Sangradouro ao mar (..porque não pensaram em despoluir o rio?).
    O resultado deste ato impensado: não existe mais praia na Armação e a única praia que sobrou (o Matadeiro) é a que recebe toda a descarga do rio! Com a consequência indesejável do rio estar ainda mais sujo do que antes.
    Como o leitor Eduardo bem indica, tem que haver um incentivo para a despoluição e manutenção de fossas vizinhas (vejam que inevitavelmente a parte mais poluída do rio é a que vem da Lagoa do Peri, atravessando toda a Armação). Porém fossas domésticas são apenas uma parte do problema. Se você observar a quantidade de pessoas que frequentam os bares e restaurantes em ambas as praias e fizer um cálculo aproximado do número de pessoas que devem utilizar o banheiro diariamente durante a temporada, rapidamente perceberá que as fossas destes estabelecimentos são seriamente inadequadas para sua função. E lá os clientes nadando neste mar…
    Uma verdadeira pena.

  10. EderSilverNo Gravatar disse:

    Abrir novamente o curso do rio, e aproveitar para despoluí-lo. Desfazer duas burradas ao mesmo tempo, antes que o problema aumente: se o rio sangradouro verter para os lados da Armação, esta costa ganha “habitabilidade” mas perde balneabilidade!
    Curioso como uma comunidade de pescadores e pessoas que vivem do turismo, destroem seu maior bem: a água!

  11. EduardoNo Gravatar disse:

    Dou meu apoio a retirada do mole da ilha das campanhas. Tenho certeza que é a principal causa do avanço do mar ali.

    Mas lembro aos amigos, que no momento da retirada das pedras, o rio ira correr por ali, entao, a praia da Armação perderá sua balneabilidade.

    Os testes acusarão com certeza um nível de coliformes fecais muito além do permitido, como já ocorre a muitos anos na Linda e poluída praia do Matadeiro, ou seja, Armação “imprópria para banho”

    Uma solucão seria a implatacao de politicas ambientais, voltada a quem tem aquela “fossinha” mal feita, aquela “caixa de gordura” sem manutenção.

    Desejo sorte e juízo ao habitantes da região.

    Eduardo F.

  12. LarsNo Gravatar disse:

    Concordo plenamente com o Alvaro. Como agir para tirar este mole entre a ilha das Campanhas e a praia? Tem o projeto de engordamento da praia que poderia ser mudado para incluir este passo. O projeto deveria incluir os estudos ambientais sobre a diferença com-mole/sem-mole.
    Eu, pessoalmente, falei com várias(muitas) pessoas sobre o mole e o andamento da areia entre as praias de Armação e Matadeiro. Os comentários sempre os mesmos: A areia começou desaparecer quando o mole apareceu.

  13. DanielNo Gravatar disse:

    Prezado Alvaro … sinceramente e sendo leigo na matéria, pergunto. quem tería de fato as atribucoes para resolver da forma que esta propondo? quem foi que fecho o rio dessa forma leviana e irresponsavel !? . Grato pelo seu aporte.

  14. AlvaroNo Gravatar disse:

    A situação da Praia da Armação é, de fato, MUITO séria.
    Porém o nível de gravidade vai além de algumas casas destruídas, da triste ausência de areia, das perdas com o turismo, etc.
    Se nada for feito rapidamente a respeito desta erosão, o inevitável resultado será a quebra do dique natural entre o mar e a Lagoa do Peri, uma catástrofe ecológica inimaginável e irreversível e que, se vier a acontecer, afetará o ecossistema deste parque ambiental e milhares de pessoas que se beneficiam do maior reservatório de água potável de Florianópolis. Isto seria, repito, uma tragédia.
    Há várias teorias sobre a causa disto e provavelmente seja uma combinação de causas, mas pessoalmente falando, o quebra-mar ou mole que fechou a saída natural do Rio Sangradouro para a Praia da Armação ocasionando -entre outras coisas- o rápido açoriamento do mesmo rio, e uma óbvia mudança na forma como a movimentação das marés acontece, num movimento circular de “roubo” de areia, a qual é retirada da beira e depositada 100-150 metros lá fora, como pode ser visto por imagens de satélite tem que ser -sem lugar a dúvidas- uma das causas principais.
    A construção deste mole foi um atropelo à natureza da mais grande ordem. É intrigante pensar como, num local supostamente preservado como este, alguém pode vir e simplesmente mudar o curso de um rio!
    Não adianta de nada apontar dedos agora, o que importa é agir, e logo. Retirar essas pedras que bloqueiam a saída do rio/entrada do mar seria um bom e simples começo para dar uma chance a natureza de voltar ao que era.

Deixe um comentário