PRAÇA GUADALUPE: ASPIRAÇÃO COMUNITÁRIA

PRAÇA GUADALUPE: ASPIRAÇÃO COMUNITÁRIA

PRAÇA GUADALUPE: ASPIRAÇÃO COMUNITÁRIA

A implantação de uma praça ao lado da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe em Canasvieiras é uma aspiração com mais de vinte anos.

Quando Vilson Pedro Kleinübing era Governador do Estado de Santa Catarina, a Sociedade Pró-Canasvieiras pleiteou a área delimitada pelas ruas Madre Maria Villac, Vasco Gondin, Apóstolo Pascoal e Afonso Cardoso da Veiga para implantação de uma praça. Solicitação feita, solicitação atendida. O comodato da área foi concedido, porém, caducou por falta de cumprimento da proposta.

A área delimitada pelas ruas Madre Maria Villac, Vasco Gondin, Apóstolo Pascoal e Afonso Cardoso da Veiga foi transferida pelo Governador Luiz Henrique da Silveira para o município de Florianópolis na primeira gestão de Dário Berger.

Há cerca de cinco anos, Ação Social Nossa Senhora de Guadalupe – ASONSEG, ACIF-Canasvieiras, AMOCAN, CONSEG Baia de Canasvieiras, entre outras instituições, elaboraram ante projeto e submeteram ao Prefeito Dário Berger e sua equipe.

Devido ao alto custo envolvido, o projeto não vingou.

Em 2008, a ASONSEG pleiteou junto a FLORAM a adoção do espaço e foi-lhe concedida por três anos.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras, com orientação do próprio Secretário, está encarregada desde maio de 2009 de desenvolver projeto, para implantação gradual, dos equipamentos definitivos para a Praça dentro dos próximos três anos.

Nesse espaço físico, foi realizado um show de Ivete Sangalo na virada do ano de 2005 para 2006. A praça nada ganhou com esse show, atividade meramente comercial.

Durante a temporada de verão de 2008, aconteceu ali o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Além das cestas básicas arrecadadas para famílias assistidas pela Ação Social Nossa Senhora de Guadalupe, duas canchas esportivas permaneceram.

Em uma dessas canchas, moradores habituais de Canasvieiras praticam futebol de areia. Na outra cancha, funcionou durante o ano de 2008 uma escolinha de vôlei graças à cessão de um treinador pela Fundação Municipal de Esportes e materiais cedidos pelo Banco do Brasil, via Federação Catarinense de Vôlei. Cerca de 30 crianças e 10 idosos foram beneficiados.

A campanha pela Praça recebeu muitos apoios:

site do Programa Stammtisch, blog de James Pizarro, site do FloripAmanhã.

No início de setembro de 2009, houve uma reunião com o propósito de destinar a área da Praça para estacionamento de ônibus turísticos no verão.
As pessoas presentes se manifestaram contrárias à ocupação do espaço destinado a Praça Guadalupe.
Na oportunidade, a comissão montada para tratar desse assunto definiu como local de estacionamento o terreno público atrás do Super Imperatriz, sendo essa informação dada a público na reunião.

Em suma, algumas vitórias e também tentativas de acabar com a Praça.
Porém, permanece a esperança de que a Praça Guadalupe se torne realidade.
Querer é poder.

Fonte:
Otávio Ferrari Filho otavio.Ferrari@gmail.com
Presidente do Conselho Fiscal ASONSEG

Tags: , , , , , ,

Um comentário para “PRAÇA GUADALUPE: ASPIRAÇÃO COMUNITÁRIA”

  1. Leo MoraesNo Gravatar disse:

    Toda a beleza da illha é ameaçada com o Plano Diretor que será mostrado nesta quinta (18 de março de 2010 as 18h30 no TAC).
    Este plano não é o nosso ! Compareça e manifeste seu descontentamento. No dia 23 o prefeito vai encaminhá-lo para os Vereadores. :(

Deixe um comentário